EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Luiz Henrique Michelato
Assistente Social e Professor
http://lattes.cnpq.br/4337020765052211
https://www.amazon.com/author/luizhenriquemichelato
https://luizhenriquemichelato.blogspot.com/
Jandaia do Sul, PR, Brasil – 08 e 09 de agosto de
2024
A educação no século XXI deve permear o
conhecimento crítico acerca do sistema que se evidencia e se reconstrói
cotidianamente. Os educandos devem ser ensinados de acordo com o que apresenta
o conhecimento científico, destacando a metodologia e o respeito ao processo de
ensino-aprendizagem de cada estudante, uma vez que é possível considerar seu
contexto e os aspectos culturais. O conceito de educação, segundo o dicionário
da língua portuguesa, remete a algo transformador, com o desenvolvimento de
todas as faculdades dos indivíduos, com polidez e cortesia. Neste sentido, é
possível existir sentimentos de coletividade e de bem-estar social, se o que
prevalece é intensa desigualdade? É possível propor a autonomia dos indivíduos?
Segundo Hegel (1999) é possível considerar os antagonismos, envolvendo o
raciocínio, o conhecimento, o racionalismo e o pensamento universal.
O que é ser racional? As regras burguesas estão
corretas? O pensamento e a cultura atual são ideias corretas? Ideias
totalitárias são verdadeiras? Segundo o grande autor Hayek (2010) é essencial
compreender as forças da natureza, com indagações presentes e propostas por “canalhas
e bandidos”. Indivíduos honestos e que atuam pelo bem da comunidade, devem
ocupar cargos de relevância pública, culminando em um possível trabalho sério e
ético perante as expressões da questão social. As ilusões estão presentes nos
corpos de falsos democratas que estão travestidos de interesses totalitários,
desejando fazer parte do governo somente para enriquecer de forma inidônea. “Muitos
prefeririam confiá-lo a alguém que reputam mais competente”. (Hayek, 2010, p.
139). Os ditadores ditam as regras e obrigam a sociedade a segui-las, no
entanto, em muitos casos, tais ditadores não seguem suas próprias regras. Qual
a diferença entre homens de bem e maus indivíduos? O profissional deve ter suas
obrigações relacionadas com o desenvolvimento da sociedade, diante das
estruturas e relações sociais, apropriando a essência, o processo e a
metodologia que abrangem a evolução dos sujeitos. “A resposta a esta indagação
nos faz entender o ato comprometido, que começa a desvelar-se diante da nossa
curiosidade”. (Freire, 1979, p. 16).
A educação tem poder transformador, podendo mudar a
realidade dos indivíduos e da coletividade. Ao educador cabe o dever e a obrigação
de atender plenamente os estudantes, esclarecendo sobre conceitos e
possibilidades de aproximação junto a realidade e totalidade. Deve-se trazer à
tona as problematizações sobre o mundo que nos rodeia, considerando valores
humanistas e libertários. Estimular o desenvolvimento das habilidades e
potencialidades dos educandos é sempre fundamental no processo de
ensino-aprendizagem, que pode ser construído de maneira conjunta, com vários
alunos e com a presença in loco para conhecer a sistemática que se desenha no dia
a dia. Fazendo uma comparação entre a paisagem urbana que se define através do
poder aquisitivo, estando determinado pela luta de classes e principalmente
pelo processo de acumulação do capital, da especulação, do capital financeiro,
entre outras variações impostas pelo modo de produção capitalista, atrelado ao
ideário neoliberal.
A pesquisa científica defende que o desenvolvimento
do homem ocorre através de múltiplas experiências. A psicologia científica
apresenta o conceito de homem moderno, enquanto produto das linhas evolutivas,
nos termos de Vygotsky (1930). Baseando-se na estrutura hereditária e de
valores transmitidos entre as gerações. Desta forma, se avalia o
desenvolvimento e evolução da humanidade. Ao homem, é necessário compartilhar
conhecimentos e experiências positivas, fortalecendo o processo de construção
conjunta do conhecimento, favorecendo o pleno desenvolvimento de capacidades e
habilidades dos educandos durante o processo de ensino-aprendizagem. O diálogo
se faz imprescindível, aliado a capacidade crítica de analisar a vida na aldeia
global, num mundo conectado e fissurado em redes sociais.
É possível citar experiências enquanto estudante de
graduação em Pedagogia, na aula de Pensamento Computacional, na turma havia
cerca de 9 alunos, consistindo no infantil V (educação infantil), sendo
aplicado pelo professor, uma atividade de pintura, desenho, e com lápis de cor,
sendo prestado auxílio aos alunos durante o desenvolvimento da atividade. Foi
interessante observar a interação entre alunos e professor, as falas e os
gestos são sempre pertinentes para que algo relevante seja observado. Foi
observado o efetivo de profissionais, a parte de gestão e a estrutura da
escola, sendo importante destacar a escola enquanto espaço de construção
conjunta de conhecimento e de democratização durante o processo de
ensino-aprendizagem. Na oportunidade houve o compartilhamento dos livros
citados neste texto, sendo avistado que alguns alunos na faixa etária dos cinco
anos ainda não sabem ler e escrever.
Muitos alunos ainda precisam de apoio no processo
de ensino-aprendizagem, demonstrando em grande parte, interesse em realizar as
atividades. Contudo, é possível constatar o quanto é importante o processo de
construção conjunta do conhecimento e acerca da necessidade de concentração. É
importante destacar as habilidades sociais e humanas de determinados educandos,
que durante a aplicação da atividade de jogo, alguns apresentaram
comportamentos relativos à persuasão, sendo importante destacar a questão ética
que abrange a necessidade de interagir com respeito e responsabilidade.
Torna-se imprescindível destacar o sentimento de pertencimento, de “não roubar”
nos jogos com os colegas, sobre as necessidades em se manter o controle,
sobretudo emocional, considerando os últimos minutos de aula, quando as
crianças tendem a ficarem mais dispersas.
Na Escola Monteiro Lobato, em Jandaia do Sul/PR, é
possível observar os comportamentos, gestos e falas. No período da tarde, foi
observado o desenvolvimento dos alunos no 3º ano, com cerca de 11 alunos em
sala, sendo desenvolvido o presente artigo, por meio da obra “Nós e o marxismo”.
Foi possível pensar em considerações pertinentes ao Projeto Político
Pedagógico (PPP), avaliado em seu aspecto democrático e participativo. Devem existir
tarefas políticas pedagógicas em cada instituição, analisando as complexidades
históricas e atuais que convulsionam o processo de construção conjunta dos
conceitos, características, local da instituição, nível do professorado,
recursos humanos, nível dos educandos, compreendidas as peculiaridades dos
alunos. Foi avaliada a turma, no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, sendo auxiliado a professora a aplicar a atividade
com jogo, contendo os nomes dos alunos, proporcionando a escrita no
quadro-negro, onde os alunos demonstraram interesse pela atividade,
participando ativamente do processo de construção do conhecimento, sendo desenvolvido
o letramento, e ao mesmo tempo foi realizada a participação na atividade. O
desenvolvimento da leitura e da escrita é fundamental que seja desenvolvido com
as crianças desde cedo, compreendendo os direitos sociais instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pois, segundo Fernandes (2009) os
trabalhadores devem se interessar por política, a verdadeira política vinculada
ao bem comum e a abordagem coletiva. A professora desenvolveu atividade sobre o
envio de cartas, evoluindo através de sequência didática, acerca do equilíbrio
para se viver.
Partindo do pressuposto conceitual sobre “ensinar”
abrangendo o ato de conhecer e de ‘ajudar’ a aprender, investido no
ensinamento, no aprendizado e na aprendizagem, de acordo com o dicionário da
língua portuguesa. A professora desenvolveu a produção de uma carta do leitor.
As Ciências Humanas das Crianças (CHC), deve avaliar e analisar os impactos da
educação na vida em sociedade, defendendo ideais justos socialmente,
considerando os elevados índices de desigualdade social e econômica. É possível
definir o estudo sobre as características do desenvolvimento da criança,
avaliando sobre a construção de uma carta, uma vez que é sempre pertinente
utilizar o livro didático, disposto pelos regimentos e legislações vigentes. A
soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, são direitos sociais e
individuais, garantidos pela Constituição Federal de 1988 (CF/1988).
Valorizando o trabalho e a livre iniciativa, respeitando o pluralismo político,
baseados em valores pressupostos pela democracia e paz entre os povos. Foi
apresentado sobre a formação das frases e palavras, seu sentido e uso da vírgula,
onde os alunos as vezes ficam dispersos, permeando aspectos culturais sobre
perspectivas de consumo, pois, o capitalismo impõe sua cultura, atribuída as
relações imperialistas, sendo essencial para que a ordem capitalista de
produção, continue obtendo êxito estimulando inexoravelmente o consumo.
Tais formatações funcionam em escala nacional e
internacional, conforme indica Ianni (1976) “A produção dessas relações implica
na reprodução de ideias, valores, princípios e doutrinas”. (Ianni, 1976, p.
13). A professora aplicou atividade sobre a dengue e o processo de prevenção.
Atividades com a produção de panfleto. A abordagem de ‘reforço positivo’, busca
estimular os estudantes a produzirem e a desenvolver suas habilidades. A
questão da consciência de classe, precisa ser orquestrada pelos trabalhadores
explorados pelo capital, contracenando com as profundas injustiças sociais.
Segundo Lukács (1969) a classe trabalhadora necessita de um método, sendo
preciso gerar uma força motriz, capaz de se reerguer diante da “escravidão”
assalariada. A educação e o processo de ensino-aprendizagem se constroem de
forma conjunta. Ao mesmo tempo quem aprende-ensina, transferindo poder diante
das representações, estimulando o desenvolvimento cognitivo, as experiências
sociais, os retratos da realidade e a conjuntura local e regional. A música
pode estimular o processo de assimilação de conhecimento, porém, alguns alunos
apresentam enormes dificuldades em realizar determinadas atividades. Em diálogo
com os docentes, existem relatos de crianças que conseguem evoluir nos estudos
e no processo de ensino-aprendizagem, quando são estimulados também em casa. A
turma em grande parte apresenta bom comportamento e rendimento. A professora
trouxe música instrumental durante a aula, e os alunos demonstraram curiosidade
com as canções, que geralmente não são ouvidas em outros ambientes. Houve uso
de internet, celular, quadro-negro, giz, apagador, canetas, papéis, diálogo com
os alunos, mesas, cadeiras, ar-condicionado com ar quente, boa iluminação,
ambiente arejado e com ventilação é sempre essencial.
Em conversas informais, alguns profissionais
relatam a necessidade em se desenvolver conteúdo na área da Informática e Digitação,
buscando estimular outras áreas do conhecimento e saber. Neste sentido, a Inteligência
Artificial (IA), pode contribuir com o processo de construção da educação e do
ensino-aprendizagem, favorecendo o pleno desenvolvimento das capacidades e
habilidades dos estudantes. É possível desenvolver aulas de música, arte,
pintura, desenho, escrita, habilidades sociais e culturais. As visitas em
outras instituições também seriam de grande valia, neste ínterim, contribuindo
sobremaneira para o processo de educação permanente e de constante qualificação
profissional dos trabalhadores e dos educandos, atuando de forma coletiva e
participativa com as famílias e com a comunidade. É importante que os serviços
públicos sejam eficazes em contribuir com o desenvolvimento da sociedade,
implementando serviços ágeis e inteligentes, que podem favorecer o conhecimento
do território em suas dificuldades e desprazeres. Espaços com novas experiências
devem ser propostos, tendo em vista o desenvolvimento e ampliação do processo
de construção conjunta da educação, abrangendo as determinações do modo de
produção, que deve avaliar os impactos do mercado na vida das pessoas, direcionada
através de escalas, limites e ponderações, abordando temas pertinentes ao
estudo do território, do relevo, do solo, do oxigênio e da saúde pública.
REFERÊNCIAS
Constituição
Federal de 1988. CF de bolso. 3ª ed. São Paulo: Editora Rideel, 2020.
Dicionário
escolar da língua portuguesa. Jaraguá do Sul: Avenida Graf. e Ed., 2012.
FERNANDES,
Florestan. Nós e o marxismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
FREIRE,
Paulo. Educação e mudança. 21ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,
1979.
HAYEK, F.
A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil,
2010.
HEGEL,
Georg Wilhelm Friedrich. Estética, a ideia e o ideal. Estética: o belo
artístico ou o ideal. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
IANNI,
Octavio. Imperialismo e cultura. Sociologia brasileira. Petrópolis: Vozes,
1976.
LUKÁCS,
György. Estrutura de classes e estratificação social: a consciência de
classe. Textos básicos de ciências sociais. Rio de Janeira: Zahar Editores,
1969.
VYGOTSKY,
Lev. A transformação socialista do homem. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/vygotsky/1930/mes/transformacao.htm.
Acesso em: 08 ago. 2024. 1930.
Excelente trabalho parabéns professor!!!
ResponderExcluir